Associado Medicar, em casos de emergência, ligue:

(16) 3512.4433
0800 941 5455
0800 941 5344

Picadas de escorpião: como evitar e o que fazer caso ocorram

Por 20 de dezembro de 2018Dicas e cuidados
criança brincando no campo, onde é possível ocorrerem picadas de escorpião

Durante o verão, a proliferação de escorpiões aumenta consideravelmente e, com ela, o número de acidentes envolvendo o animal. Vale destacar que não são apenas as pessoas que vivem ou estão no campo que correm o perigo de sofrer picadas de escorpião. Com o crescimento desordenado das cidades, os centros urbanos se tornaram propícios à reprodução do animal. Por isso, é importante saber como evitar o quadro e lidar com ele.

Como prevenir picadas de escorpião

Na maior parte dos casos, os escorpiões são encontrados em terrenos baldios, velhas construções, áreas verdes descuidadas, pilhas de madeira, entulho e tijolos. Também são comuns em regiões com infestação de insetos.

Para evitar as picadas, é importante tomar alguns cuidados como: não acumular lixo e entulho; usar calçado e luvas de proteção durante atividades rurais ou de jardinagem; manter limpos terrenos baldios e espaços próximos às casas; combater a proliferação de baratas e cupins; e preservar predadores naturais (seriemas, corujas, sapos, lagartixas e galinhas).

Sintomas das picadas de escorpião

Assim como as picadas de vespa e abelha, a picada de escorpião deixa a região inchada e avermelhada. Além disso, ela provoca dor intensa e imediata. Casos graves podem, ainda, provocar aumento da frequência cardíaca, salivação aumentada, falta de ar e pressão arterial baixa.

Primeiros socorros

Picadas de escorpião podem levar à óbito, por isso, é importante agir rapidamente após a ocorrência. O primeiro passo é lavar a picada com água e sabão e não espremer ou aplicar produtos na região. Em seguida, é indispensável entrar em contato com uma equipe de emergência para receber atendimento médico e, caso necessário, aplicação de soro contra o veneno do escorpião.

Quem chamar em caso de picada de escorpião?

A Medicar oferece atendimento médico pré-hospitalar com agilidade no local do chamado, garantindo um resgate efetivo e promovendo bem-estar para o paciente em casos de emergências médicas, como as picadas de escorpião.

A empresa ainda garante atendimento domiciliar, promovendo conforto para todos os seus associados.

Confira todas as vantagens da Medicar.